sábado, 12 de fevereiro de 2011

La do alto deve ser bonito!

Olá caros leitores, espero que todos estejam tão bem quanto eu! = )

Passei um tempo sem postar por aqui pois estava divulgando uma festa da Guardas da Fronteira (minha banda, cover de Engenheiros do Hawaii).

Nesse ínterim, pass(e)ando pelo Via Sul, subi às alturas do 5º andar do estacionamento de lá quando reparei a vista que se tinha da cidade. Por curiosidade uma cidade que (escrevendo agora) dei o nome de esquecida, afinal tudo o que "interessa" em Fortaleza acabava ali: os shoppings (o próprio Via Sul), os restaurantes, casas de shows, etc, (no máximo se salvaria a cidade fortal - quando! tivesse fortal). Na vista eram só casas e algumas luzes da cidade "não esquecida" no canto da foto. Lembrei logo do blog: poxa que vista pra compartilhar. Fotografei, porém não sabia ainda o que escrever sobre aquela foto. Foi quando comecei a perceber que muitas coisas nas quais vemos beleza, muitas paisagens sejam urbanas, praianas, rurais ou do tipo wallpaper do Windows são belas pois tem vista panorâmica ou são vistas do alto.

Lembrei então da canção do Humberto (o Gessinger) que diz que “lá do alto deve ser bonito”. Só que esse bonito que vi do alto, muitas pessoas consideram feio visto de perto quando se vêem os moradores, a lama, os cachorros passeando, “lutando pra sobreviver”, as casas simples, os mercantis dos Zés, as oficinas dos irmãos, etc. Em uma cidade/sociedade segregada como a nossa é muito fácil ver a cidade de cima, pois a heterogeneidade social fica homogênea. Não sabendo o que se vê de verdade é mais fácil achar aquilo bonito: pura “ilusão de ótica, (...) a visão do microscópio é o ópio do trivial” (olha só outra referência ao Gessinger).

Espero que possamos um dia ver de perto, “ver com os próprios olhos, ver a vida como ela é” e achar tudo isso Fortaleza Bela (de verdade). Espero isso, acima de tudo, até por mim que também vejo algumas coisas de longe, mesmo vendo outras mais perto do que eu queria ver.

“Sou cego, não nego, enxergo quando puder”
“Lá do alto deve ser bonito! Aqui de cima até que é legal!”

3 comentários:

  1. Exato, André! Concordo contigo! As vezes, as luzes é o que nos esconde muitas coisas que "achamos" ser belas! Ainda com todo esse brilho, nossas(algumas) pupilas se dilatam pra tentar enxergar a realidade, e ainda assim, não ver nada! :/ Quero ver a foto depois. Beijos

    ResponderExcluir
  2. a vista "lá de cima" é o que muitas vezes temos que engolir por meio de propagandas que querem nos convencer a ver apenas o que é cômodo...Eita Fortataleza Bela cheia de contrastes!

    ResponderExcluir