quarta-feira, 16 de março de 2011

Quanto vale um blog?

Estive um tempo sem escrever. Faz tempo que nem as estatísticas de visitação do blog eu não olho... Estive fora no carnaval, na volta descanso e preparativos pro retorno ao trabalho. Enfim... não deu pra passar aqui como deveria, até porque sempre passo por aqui quando tenho certeza do que escrever pra não sair muita besteira (espero estar atingindo essa meta)!

Esse post vai contra todas as apostas de que eu iria escrever algo mais poético relacionado a viagem que fiz no carnaval... era o que eu esperava escrever.

Bom, a questão é que neste final de quarta-feira, dia 16 de março de 2011 eu, como alguns outros internautas, fui surpreendido pela noticia de que a cantora Maria Bethânia conseguiu pela lei Rouanet (baseada em incentivos fiscais para que empresas privadas possam patrocinar artistas brasileiros - devo essa informaçao a meu amigo Léo Porto =D) a bagatela de 1,3 milhões de reais do Governo Federal para criar seu blog "O mundo precisa de poesia". Um cara  (ou moça, o nome não me permite saber à primeira vista) iria dirigir 365 videos da Bethânia recitando poesia... algo assim. Tal fato teria ajudado a encarecer o projeto. Enfim, depois de escrever e refletir sobre "quanto vale uma canção" eu não poderia, tendo lido essa notícia, deixar de me perguntar QUANTO VALE UM BLOG?

Poxa, 1,3milhões de reais dá pra comprar milhões de sacos de 1 litro de leite Betânia (hehe, não podia deixar de usar essa comparação) e alimentar algumas bocas famintas. A discussão mais presente nas notícias que pesquisei é se é justo dar tanto dinheiro para uma pessoa famosa e tal ou se recusaria o benefício por ser alguem famoso que se sabe que tem (claro que tem) um pezinho de meia guardado embaixo do colchão em casa. Eu diria que o ponto é outro!

Se o mundo precisa mesmo de poesia uma camera digital, uma ideia, boa vontade e alguns amigos que apoiem a idéia seria o bastante pra vir ao blogspot (por exemplo) e usar um trunfo muito valioso (o nome Maria Bethânia, consagrado ai pela MPB) e ZAZ! está feito um blog que pessoas podem acessar de qualquer lugar do mundo! Pra que retirar 1,3 milhões da receita pública do país? Quem sempre faz isso impunemente são os políticos corruptos, não cantores famosos. Mais me intriga e me faz escrever estas breves linhas virtuais o fato de nossa querida Ana de Hollanda ser a ministra da cultura. OPS! Ana de Hollanda, irmã de Chico Buarque de Hollanda, amigo de Maria Bethânia... olha que circulo de amizade legal (Deus sabe o quanto me dói citar desse modo, com tamanha ironia, o nome de Chico Buarque, mas...).

Só sei que não sei mais o que pensar nem o que esperar nesse brasilzão de meu Deus...
Só sei que eu não ligo nem praquele link chamado "gerar receita" no qual eu poderia ganhar uns trocados permitindo que fossem feitos anúncios no meu blog, eu ganharia por cliques nesses anúncios... prefiro que vejam meu blog quem gostar de ler o que eu escrevo, e quero escrever para que pessoas leiam e gostem, não para ganhar uns trocados com cliques poluindo meu espaço com propaganda!
Só sei que não tenho nem palavras para concluir este post por estar ainda estarrecido e pensativo/reflexivo sobre a questão...

Deixo então para algum eventual leitor alguns links que acessei sobre este assunto BlogBethânia antes de escrever, dai vocês podem pensar também e tirar suas próprias conclusões. Afinal não estou aqui pra dizer, ensinar ou apontar e sim pra pensar, escrever, compartilhar...

abraço a todos e até dias/posts/assuntos melhores!

PS NADAVER COM O ASSUNTO: Kadafi (sim, o da Líbia) deve ter adorado os terremotos e tsunamis do Japão, afinal o foco do mundo e da imprensa internacional deu folga pra Líbia né! É incrível como a imprensa acha que nós só podemos captar uma notícia por vez (espero que eles estejam errados)!!!

LINKS








8 comentários:

  1. tem um livro(não me lembro nem o título, nem o autor) que fala sobre isso! sobre essas explosões de acontecimentos, mas que nós vivemos espécie de show nas televisões. Não to sabendo me expressar direito! Meu professor de História, Egberto, diria melhor. Mas é isso aí!
    Cara é osso... Ela que viveu naquela época de luta contra a ditadura e viva ao comunismo, mimimi, era de se esperar outras atitudes... Mas enfim, vivemos o capitalismo... Tudo roda o dinheiro... :/

    ResponderExcluir
  2. sabe, adoro poesia, a ideia de incentivar a leitura parece a principio muito boa, mas pq gastar tanto (desnecessariamente, qualquer um sabe q seria possivel fazeer o mesmo com muito menos...) pra uma pessoa q nao precisaria. Se a ideia era incentivar e ate propiciar o surgimento de novos poeta, nao seria mais interessante investir em boa educação? assim crianças estariam escrevendo um mundo melhor ao invez de atirarem cadeiras nos professores como aconteceu esses dias ou como aconteceu com uma professora aqui no estado q teve um lapiz enfiado no braço por dizer ao "aluno" q escreveria um bilhete a seus pais.Parece cada vez mais dificil acreditar num futuro-[bom]...

    ResponderExcluir
  3. Confesso que li "por cima" pq to arrumando as malas, pra ver o HG (haha), mas enfim... Adoro o q tu escreve, e escreve bem, sim!
    mas nao adoreeeei essa caixa de leite da Betânia..auheuhaeuahueh

    ResponderExcluir
  4. falou (e muito bem) o mestre dos magos =) adoro ler os comentários, ver que idéias de uma pessoa (no caso, as minhas) sendo escritas e encontrando idéias de outras pessoas podem resultar numa reflexão bacana... acho que esse é o sentido da coisa

    ResponderExcluir
  5. Opssss: EU ADOREEEEEEI A CAIXA DE LEITE! auheuaheuaheuahe

    ResponderExcluir
  6. 1,3 milhoes por um blog?? So pq é famosa... Mas to nem aii pra ela.. meu blog ta bombando msm XD.(quem disse isso foi vc André)kkkk.bjokas tioo. continue escrevendo posts legais como esse.=D

    ResponderExcluir
  7. Como diz um certo carinha ... "Isto é uma vergonhaaaa!"
    Se as primeiras ações da nossa querida ministra da cultura tão nesse ritmo... dá medo do que vem depois, hehehe!

    ResponderExcluir